sexta-feira, 23 de agosto de 2013

CMEI HELENA KOLODY RECEBE A VISITA DO ÔNIBUS VIDA MARINHA

Centro de Educação Infantil de Pinhais recebe a visita do ônibus Vida Marinha
POSTADO EM 21/08/2013
O ônibus que é um museu itinerante, com cerca de 150 animais marinhos, na sua maioria empalhados, esteve no CMEl Helena Kolody

Pinhais recebeu no último dia 15, o Projeto Vida Marinha Aquário e Museu Marinho Cristina Portela. O ônibus que é um museu itinerante, com cerca de 150 animais marinhos, na sua maioria empalhados, esteve no Centro Municipal de Educação Infantil Helena Kolody.
O principal objetivo do projeto é conscientizar os alunos dos impactos ambientais causados pelo ser humano, em especial, no ambiente marinho.
De acordo com a pedagoga do CMEI, Nilma dos Santos, o ônibus foi trazido a Pinhais para ilustrar as aulas referente ao Projeto Fundo do Mar que é realizado no Centro Municipal. “As crianças do maternal III e do Pré, estão tendo aulas sobre a vida marinha, então foi uma boa maneira de conhecer de perto aquilo que eles estão aprendendo em sala de aula”, explica Nilma.
Ainda segundo ela, as crianças ficaram encantadas em poder conhecer os animais que habitam o mar. “Eles adoraram a experiência, foi um aprendizado muito especial, para a maioria foi a primeira vez que tiveram contato com esses animais”, finaliza Nilma.
Além de conhecer os animais, as crianças tiveram uma aula com a bióloga responsável pelo projeto Cristina Portela. O prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, a vice-prefeita, Marli Paulino e a secretária Municipal de Educação, Andrea Franceschini, também estiveram presentes na visita do ônibus e puderam conferir a animação da garotada. “É muito importante proporcionar este contato para que eles possam conhecer os animais marinhos, e ainda aliar isso ao conteúdo visto em sala de aula”, acrescenta a secretária de Educação.
O Projeto
O projeto que foi criado em Curitiba, viaja o Brasil todo e oferece um laboratório móvel dentro de um ônibus totalmente equipado. O acervo é composto por animais que foram mortos em redes de pescadores, alguns de pesca predatória e outros mortos acidentalmente, além de exemplares vivos, como tartaruga, jaboti e cágados.
No museu podem ser encontrados tubarões, golfinhos, outros mamíferos, peixes, aves marinhas, moluscos e crustáceos.
O projeto é voltado a estudantes da educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e de cursos de graduação na área de Biologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário