Doença tem maior incidência na primavera; vacina ainda é a melhor estratégia para evitar o contágio da doença
Os pais devem evitar que as crianças cocem as lesões para não provocar infecções na peleComum nesta época do ano, a catapora tem maior incidência na primavera. O Portal da Band consultou a infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos Mariana Volpe Arnoni sobre como proceder no caso da doença. Confira as dicas:
Vacinação
> A melhor estratégia para evitar o contágio é a imunização, principalmente na primavera, quando a circulação do vírus é maior. Vale lembrar que a proteção da vacina não chega a 100%.
Transmissão
> A catapora é uma doença causada pelo vírus varicela-zoster e transmitida por via respiratória ou contato direto com as lesões.
Sintomas
> Os principais sintomas são febre e surgimentos de erupções na pele (vesículas, pústulas e crostas) por todo corpo, incluindo mucosas no couro cabeludo e na região genital.
Tratamento
> Na maior parte dos casos, o tratamento consiste no uso de antitérmicos e limpeza da pele com sabonete antisséptico. "O paciente deve ser afastado de suas atividades até que todas as lesões estejam em crostas", orienta Mariana.
Alerta
> Os pais devem evitar que as crianças cocem as lesões para não provocar infecções na pele. Manter as unhas cortadas e reforçar a alimentação ajudam a evitar complicações.
Contágio em creches e escolas
> Em caso de surtos em instuições de ensino, como creches e escolas, é necessário informar os serviços de vigilância em saúde no município para uma possível imunização. "A melhor estratégia é a vacinação. Casos na mesma classe levam a uma altíssima chance de contágio, especialmente nas crianças pequenas", afirma Mariana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário